Oficina técnica define estratégias para a conservação da onça-pintada no estado
Um Plano Estadual de Conservação da Onça-pintada no Rio Grande do Sul foi elaborado neste domingo (14), durante uma oficina técnica sobre pesquisa e conservação da espécie no estado, promovida pela Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). O encontro aconteceu no Parque Estadual do Turvo e teve a presença de pesquisadores e especialistas.
Após uma análise geral a respeito da situação do parque, os participantes do evento discutiram o histórico e a situação atual da pesquisa e monitoramento da espécie e definiram diretrizes para que a população de onças se mantenha no local. Os participantes ainda destacaram como eixos fundamentais para a conservação da onça-pintada a manutenção da conectividade florestal do parque com as áreas florestadas da Província de Misiones, uma vez que as onças atravessam o Rio Uruguai, transitando pelos dois países.
Próxima edição
A previsão é de que o próximo encontro para monitoramento e consolidação do projeto deve ocorrer no mês de agosto, na Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul.