!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Zoneamento Ecológico-Econômico identificará potencialidades e vulnerabilidades de cada região

Zoneamento Ecológico-Econômico identificará potencialidades e vulnerabilidades de cada região

ZEE zoneamento
Reunião liderada pela secretária Ana Pellini apresentou cronogramas e etapas do projeto - Foto: Leandro Osório/Especial Palácio Piratini

A Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) realizou, nesta quinta-feira (25), a primeira reunião da Comissão Estadual do Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE). O encontro teve como propósito apresentar aos demais integrantes do grupo de trabalho, que representam as secretarias do eixo ambiental, econômico e de planejamento do Estado, o projeto de zoneamento, suas etapas e cronogramas. A comissão acompanhará a execução das atividades da empresa de consultoria contratada para realizar o estudo, que terá duração de dois anos e está dividido em seis etapas e 47 produtos.

Ao apresentar o projeto, a secretária Ana Pellini destacou que o Zoneamento Ecológico-Econômico é uma ferramenta de gestão econômica e ambiental, onde o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades, potencialidades e exigências ambientais de cada local ou região. Disse que as informações colhidas estarão reunidas em uma ferramenta de Tecnologia da Informação em uma base cartográfica georreferenciada do RS.

“O zoneamento possibilitará que o estado seja analisado sob a ótica da vocação, da infraestrutura e das questões ambientais, contribuindo na definição de políticas públicas que possam proporcionar desenvolvimento do Rio Grande do Sul”, afirmou Ana Pellini.  

Também presente na reunião, a secretária adjunta da Sema, Maria Patrícia Molmann, que está coordenando o trabalho, afirmou que trata-se de um instrumento de planejamento que dará segurança à tomada de decisões utilizando critérios unificados e sustentados por informações.

“Com o Zoneamento, o Rio Grande do Sul terá instrumento de organização territorial que servirá de subsídios para a tomada de decisão de agentes públicos e privados, assegurando a manutenção do capital e dos ecossistemas pois analisará os meios natural e biótico, as questões socioeconômicas e fará uma organização jurídica institucional”, disse.

Além das atuais secretarias e órgãos que compõem a comissão, criada pelo decreto estadual 49.255/2012 (Meio Ambiente, Planejamento, Desenvolvimento, Agricultura, Fepam, FZB e Emater), foram convidadas  a integrar a comissão as secretarias de Minas e Energia, Transportes, e Desenvolvimento Rural, além da FEE, Metroplan e Emater.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura