!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > CAR-RS disponível para o produtor rural

CAR-RS disponível para o produtor rural

CAR
. - Foto: arte/Sema

A versão gaúcha do Cadastro Ambiental Rural (CAR) está disponível para o produtor rural. A inscrição no CAR é obrigatória para todas as propriedades rurais e o prazo de inscrição vai até 5 de maio de 2016. Para fazer o CAR o proprietário deve acessar o site do CAR Estadual www.car.rs.gov.br. Nele o usuário poderá baixar o Módulo de Cadastro referente ao Rio Grande do Sul.

Segundo a secretária-adjunta do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Patrícia Mölmann, o CAR é um importante instrumento de planejamento ambiental e econômico e certamente facilitará o trabalho dos órgãos ambientais. “Teremos uma visão do todo, que facilitará o planejamento e a antevisão das consequências das atividades e empreendimentos”, afirma. 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é o registro eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais. A ferramenta tem o objetivo de promover a identificação e a integração das informações ambientais das propriedades rurais. Os resultados auxiliam no planejamento ambiental e também no monitoramento, combate ao desmatamento e regularização das áreas.

Sistema
Para o usuário que já possui o Módulo de Cadastro Federal, o sistema está em migração para o Módulo de Cadastro Estadual. Já é possível atualizar o SiCAR para o sistema próprio do Rio Grande do Sul, onde serão enviados os cadastros a partir de agora. Porém para que não ocorra a perda dos cadastros ainda não enviados é importante que no site do CAR estadual ( www.car.rs.gov.br ) se clique na aba ATUALIZAR e não baixar. Caso existam cadastros que já tenham sido gravados no módulo federal é necessário que os arquivos sejam gravados novamente no módulo estadual. O sistema estadual não aceita o envio dos arquivos “.car” gravados no módulo federal, por isso o arquivo deve ser regravado na aba "Gravar para envio" do módulo estadual, e seja enviado este novo arquivo. Após o envio do cadastro o recibo de inscrição não será gerado imediatamente, porém o proprietário ou possuidor poderá baixá-lo na Central de Comunicação do site ( www.car.rs.gov.br ) após 48h do envio.

Em caso de dúvidas o contato deve ser feito pelo e-mail atendimento-car@sema.rs.gov.br

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura