!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Encontros Técnicos Fepam inicia suas atividades com a apresentação do Projeto RS Biodiversidade

Encontros Técnicos Fepam inicia suas atividades com a apresentação do Projeto RS Biodiversidade

RS Biodiversidade Fepam
Encontros Técnicos Fepam - Foto: RSBio

O Projeto ENCONTROS TÉCNICOS Fepam, reiniciou suas atividades no último dia 9 de junho. Na sua 4ª edição, o evento trouxe os coordenadores do Projeto RS Biodiversidade para apresentar os resultados e indicadores de sucesso alcançados ao longo de 4 anos. O RS Biodiversidade é coordenado pela Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – SEMA e tem como órgãos executores a FEPAM, a FZB e a EMATER.

O Projeto iniciou sua execução em 2011 e tem encerramento previsto para março de 2016. A ação superou, neste inicio de ano, todos os indicadores de execução previstos, embora ainda tenham recursos a serem gastos em atividades em andamento.

Entre as atividades já concluídas foram destacadas a implantação de 33 unidades demonstrativas de manejo de campos nativos do bioma pampa, de sistemas agroflorestais na região da Quarta Colônia. Também foram implementadas hortas e quintais orgânicos no Litoral Médio, que foram replicados em mais de 500 propriedades rurais, com apoio técnico e financeiro do projeto.

Foram apresentados os instrumentos de gestão da biodiversidade, dentre eles o sistema de monitoramento da biodiversidade, composto por 16 indicadores que permitirão avaliar periodicamente o estado atual da biodiversidade, os principais fatores de pressão e a resposta da sociedade nas ações de conservação.  Os dados gerados irão integrar o Sistema de Informações Geográficas da Biodiversidade, SIG-BIO, que será desenvolvido este ano através de empresa contratada através de licitação internacional.

Outra atividade apresentada diz respeito à elaboração de um conjunto de normas, programas e planos de ação para a prevenção, manejo e controle das espécies exóticas invasoras. Foi destacada a Portaria SEMA nº 79/2013, que reconhece a lista oficial das espécies exóticas invasoras /RS e uma publicação que visa orientar os municípios que tem interesse em desenvolver ações de prevenção e controle das invasoras em seus territórios.

Para este ano estão previstos a continuidade das atividades, visando a implementação de importantes instrumentos de gestão elaborados, como o Corredor Ecológico da Quarta Colônia, primeiro no Estado reconhecido pela SEMA, Plano de Ação para áreas de alto interesse ecológico como a Pedra do Segredo, em Caçapava do Sul e Lagoa do Paurá , em São José do Norte.

Considerado um dos Projetos prioritários do Estado, espera-se que os resultados alcançados contribuam para alavancar atividades voltadas à gestão da biodiversidade em nosso Estado.

Informações sobre o Projeto RS Biodiversidade podem ser obtidas nos links abaixo:

www.biodiversidade.rs.gov.br

facebook.com/ProjetoRSBiodiversidade

projetorsbio@gmail.com

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura