!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Colóquio reforça necessidade de conservação das áreas úmidas

Colóquio reforça necessidade de conservação das áreas úmidas

Colóquis RAMSAR
Campanha 2015 visa fortalecer a importância do “agir localmente e pensar globalmente” - Foto: SEMA

Para consolidar conceitos e iniciativas em prol da conservação das zonas úmidas no Estado do Rio Grande do Sul, aliando-se às iniciativas desenvolvidas pelo Ministério do Meio Ambiente e proposições do tratado internacional de RAMSAR, no qual o Brasil é signatário em nível mundial, o Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), com o apoio do Projeto RS Biodiversidade e da Fundação Zoobotânica, organizou o 2º Colóquio Rio-Grandense de Conservação em Zonas Úmidas.

O evento aconteceu entre os dias 25 e 27 de março, no Auditório do Palácio do Ministério Público do RS, em Porto Alegre. No dia 28 de março os participantes fizeram uma visita à Área de Proteção Ambiental do Delta do Jacuí guiada pelo gestor da unidade de conservação e chefe da Divisão de Unidades de Conservação do Departamento de Biodiversidade da SEMA. 

Um público de aproximadamente cem pessoas participou diariamente do evento, incluindo representantes de instituições internacionais, federais, estaduais e municipais, pesquisadores, licenciadores, estudantes e técnicos da área ambiental que tiveram a oportunidade de conferir três painéis e participar de grupos técnicos sobre o tema. 

Neste aspecto, inclusive, o evento adotou como tema“as zonas úmidas e o nosso futuro”, o mesmo utilizado pelo RAMSAR para a campanha 2015, visando fortalecer a importância do “agir localmente e pensar globalmente”. 

As zonas úmidas se destacam como de importância fundamental para a manutenção dos processos ecológicos. Essas áreas são fornecedoras de serviços ecossistêmicos fundamentais para as espécies de fauna e flora e para o bem-estar de populações humanaspor serem, entre outros, responsáveis por regular o regime hídrico de vastas regiões. 

O diretor do Programa de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável das Zonas Úmidas do Leste (PROBIDES) do Uruguai, Gerardo Evia, anunciou no evento que o Uruguai sediará a 12ª Reunião da Conferência das Partes Contratantes da Convenção de RAMSAR (COP12) que ocorrerá de 1 a 9 de junho deste ano na cidade de Punta Del Este.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura