!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Unidade do Banhado dos Pachecos inaugura torre para observação de espécies

Unidade do Banhado dos Pachecos inaugura torre para observação de espécies

Torre Observação Ambiente Conservação
Equipamento possibilita observação de espécies exóticas e monitoramento da fauna - Foto: André Osório Rosa

A unidade de conservação de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, administrado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inaugurou uma torre de observação do Parque. A estrutura, de material metálico, foi construída ao lado da Sede Administrativa da Unidade e tem 16 metros de altura comportando até 10 ocupantes. O novo espaço, que possibilita uma visão panorâmica de 95% dos 2.543 hectares do espaço, servirá para a fiscalização, bem como para a localização de focos de incêndio.

A obra, que auxiliará estudantes e pesquisadores em visita ao Parque, teve um custo de R$ 100 mil. Os recursos para a construção foram recebidos através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Promotoria de Justiça Especializada de Viamão. O biólogo responsável pela área, André Osório Rosa, salienta que “o equipamento servirá ainda para a observação de espécies exóticas e também para o monitoramento da fauna”.

O Refúgio de Vida Selvagem Banhado dos Pachecos, está localizado no distrito de Águas Claras, em Viamão. A Unidade de Conservação é o único espaço do Rio Grande do Sul que abriga o Cervo do Pantanal. No ambiente, vivem aproximadamente 25 deles e ainda são encontradas 11 espécies de aves e oito mamíferos ameaçados de extinção.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura