Unidade do Banhado dos Pachecos inaugura torre para observação de espécies
A unidade de conservação de proteção integral Refúgio da Vida Silvestre Banhado dos Pachecos, administrado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, inaugurou uma torre de observação do Parque. A estrutura, de material metálico, foi construída ao lado da Sede Administrativa da Unidade e tem 16 metros de altura comportando até 10 ocupantes. O novo espaço, que possibilita uma visão panorâmica de 95% dos 2.543 hectares do espaço, servirá para a fiscalização, bem como para a localização de focos de incêndio.
A obra, que auxiliará estudantes e pesquisadores em visita ao Parque, teve um custo de R$ 100 mil. Os recursos para a construção foram recebidos através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto à Promotoria de Justiça Especializada de Viamão. O biólogo responsável pela área, André Osório Rosa, salienta que “o equipamento servirá ainda para a observação de espécies exóticas e também para o monitoramento da fauna”.
O Refúgio de Vida Selvagem Banhado dos Pachecos, está localizado no distrito de Águas Claras, em Viamão. A Unidade de Conservação é o único espaço do Rio Grande do Sul que abriga o Cervo do Pantanal. No ambiente, vivem aproximadamente 25 deles e ainda são encontradas 11 espécies de aves e oito mamíferos ameaçados de extinção.