!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Harpia é encontrada no Parque Estadual do Turvo

Harpia é encontrada no Parque Estadual do Turvo

Harpia é encontrada no Parque Estadual do Turvo
Espécie rara é encontrada no Parque Estadual do Turvo - Foto: Dante Meller

Considerada extinta no Rio Grande do Sul, com raras aparições nas últimas décadas, um exemplar da mais forte ave brasileira foi visto sobrevoando o Parque Estadual do Turvo, no município de Derrubadas. Reconhecida como a maior águia encontrada no Brasil, uma harpia fêmea adulta pode pesar até dez quilos e alcançar uma envergadura superior a dois metros.

 Para o gestor do Parque, biólogo e pesquisador Dante Meller, tão difícil quanto ver uma harpia é encontrar palavras que expressem a singularidade do momento. “A harpia é uma ave que fascina pelo tamanho, altivez, força e raridade”, relata Dante ao argumentar que tais atributos conferem à harpia um status mítico entre as aves.

Ele diz ainda que observar uma harpia em liberdade, pousando em uma árvore no Parque Estadual do Turvo é um privilégio quase irrealizável. Acrescenta que apesar de parecer tranquila quando pousada, ao se lançar em voo na vasta e densa selva, a ave revela a força de suas asas, com batidas poderosas. Além disso, seu enorme tamanho não a impede de realizar manobras rápidas entre as copas das árvores, onde surpreende suas caças como macacos e outros mamíferos arborícolas. Ela possui patas grandes e garras com cerca de oito centímetros.

A harpia tem se tornado cada vez mais rara em função das pressões de perda de habitat, caça e pelo fato de só ter em média somente dois filhotes a cada cinco anos.

 

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura