Órgãos do meio ambiente e pesquisadores debatem conservação de zonas úmidas

Teve início na tarde desta quarta-feira(25) o 2º Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas. A abertura reuniu autoridades da área ambiental no Palácio do Ministério Público. O Colóquio é uma iniciativa do governo do Estado e trata especialmente do tema "zonas úmidas para o nosso futuro". O evento é promovido pelo Departamento de Biodiversidade e apoio do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e pela Fundação Zoobotânica do RS.
A secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável esteve representada pelo diretor do Departamento de Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Gabriel Ritter que afirmou o espaço de discussão servirá para apresentação de estudos que mostram razões da redução de áreas úmidas.
Durante o ato, o presidente da Fundação Zoobotânica do RS, Juliano Fakredin destacou a importância do evento “por integrar informações de distintos enfoques que podem servir como base para implantação de políticas públicas relacionadas com gestão de recursos ambientais”, reafirmando o papel da FZB na área de pesquisa e conservação.
Após a abertura o diretor do Departamento de Recursos Hídricos da SEMA, Fernando Meirelles apresentou detalhes da evolução das políticas de recursos hídricos e da legislação envolvidas na conservação de zona úmidas. Os encontros técnicos seguem até sexta-feira no Palácio do Ministério Público e são direcionados para técnicos de instituições de ensino, pesquisa e gestão pública, seja em licenciamento, planejamento ou fiscalização, bem como do Ministério Público.