!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Porto Alegre sedia evento sobre conservação de zonas úmidas

Porto Alegre sedia evento sobre conservação de zonas úmidas

Os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do RS
Os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do RS - Foto: divulgação

O Departamento de Biodiversidade e apoio do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Zoobotânica do RS, promovem de 25 a 28 deste mês o 2º Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas, em Porto Alegre. Os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do RS e são direcionados para técnicos de instituições de ensino, pesquisa e gestão pública, seja em licenciamento, planejamento ou fiscalização, bem como do Ministério Público. 

Segundo a pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS, Luiza Chomenko, a denominação áreas úmidas se refere a uma ampla variedade de ambientes interiores, costeiros e marinhos que tem em comum determinadas características. "São áreas que permanecem inundadas periodicamente, nas quais o lençol freático aflora à superfície ou em solos que tem baixa permeabilidade", explica. Nestes ambientes se desenvolvem comunidades bióticas (flora e fauna) específicos. 

O Colóquio é um evento com iniciativa do governo do Estado, que tem como organizadores e colaboradores o MP/RS além de instituições do Poder Executivo e vai tratar especialmente do tema "zonas úmidas para o nosso futuro". Os interessados em participar devem enviar e-mail para dlf-defap@sema.rs.gov.br indicando nome, CPF, telefone de contato e e-mail e aguardar o retorno. As vagas são limitadas. 

PROGRAMAÇÃO

Local: Auditório do Palácio do MP/RS - Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar. Obs: horário previsto para os dias 26 e 27 com início às 8h e término às 18 horas. 

25/3

16 horas – 18 horas – Início do 2º colóquio

16 horas – Abertura com presença de autoridades.

16h45min – Palestra de abertura do evento: Dr. Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH, diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). 

26/3

Painel 1 – Conservação de biodiversidade em áreas úmidas. Mediador: Hellen José Florez Rocha – chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

8h30min – Abertura do mediador

9 horas – Marco Aurélio Azevedo – biólogo, mestre e doutor em biologia animal (UFRGS), pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB).

9h30min – Giovanni Nachtigal Maurício – doutor e mestre em Zoologia pela PUCRS e pós-doutor em Zoologia pela FURG - professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

10 horas – Rafael Caruso Erling – biólogo e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

10h30min – Intervalo Coffe Break

10h45min – Gerardo Evia – diretor do Programa de Conservación de la Biodiversidad y Desarrollo Sustentable en los Humedales del Este, Uruguai (PROBIDES).

11h15min – Debates

12 horas – Intervalo para almoço

Painel 2 – Áreas úmidas: valoração dos serviços ecossistêmicos e uso sustentável. Mediador: Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH; diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).

13h30min – Abertura do mediador

14 horas – João Volkmann – engenheiro agrônomo e produtor de arroz biodinâmico; consultor em Agricultura Orgânica e Biodinâmica.

14h30min – Daniela Schossler – engenheira agrônoma, mestranda no Programa de Pós Graduação de Manejo e Conservação do Solo e da Água na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPEL).

15 horas – Annelise Monteiro Steigleder – promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. MP/RS.

15h30min – Intervalo Coffe Break

15h45min – Debates

18 horas – término 

27/3

Painel 3 – Conceitos sobre Zonas úmidas.

Mediadora do Painel: Luiza Chomenko – bióloga, Mestrado em Ecologia pela UFRGS e Doutorado (PhD) em Biogeographie pela Universitat Der Saarland, Alemanha; pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

8h30min – Abertura do mediador

9 horas – Luiza Chomenko – pesquisadora do Museu de Ciencias da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

9h30min – Cláudia Wolff - engenheira agrônoma, analista ambiental e chefe da Divisão de Licenciamento de Culturas Agrícolas, Fepam.

10 horas – Mauricio dos Santos Pompeu – analista ambiental da Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).

10h30min – Intervalo Coffe Break

10h45min – Paulo Roberto A. Tagliani – oceanólogo, doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Professor e pesquisador em Oceanologia na Fundação Universidade de Rio Grande (FURG).

11h15min – Debates

12 horas – Intervalo para almoço

Painel 4 – Síntese das proposições e encaminhamentos do colóquio. Mediador: Jan Karel Felix Mahler Júnior – biólogo, doutor em Ecologia, pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).

13h30min – Abertura do mediador

14 horas – Debates

15h30min – Intervalo Coffe Break15:45 – Debates

18 horas – Término / Encerramento

28/3

manhã

Visita por adesão à APA do Delta do Jacuí com acompanhamento do gestor e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), biólogo Rafael C. Erling.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura