Porto Alegre sedia evento sobre conservação de zonas úmidas
O Departamento de Biodiversidade e apoio do Projeto RS Biodiversidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e a Fundação Zoobotânica do RS, promovem de 25 a 28 deste mês o 2º Colóquio Riograndense de Conservação de Zonas Úmidas, em Porto Alegre. Os encontros técnicos ocorrem no Palácio do Ministério Público do RS e são direcionados para técnicos de instituições de ensino, pesquisa e gestão pública, seja em licenciamento, planejamento ou fiscalização, bem como do Ministério Público.
Segundo a pesquisadora da Fundação Zoobotânica do RS, Luiza Chomenko, a denominação áreas úmidas se refere a uma ampla variedade de ambientes interiores, costeiros e marinhos que tem em comum determinadas características. "São áreas que permanecem inundadas periodicamente, nas quais o lençol freático aflora à superfície ou em solos que tem baixa permeabilidade", explica. Nestes ambientes se desenvolvem comunidades bióticas (flora e fauna) específicos.
O Colóquio é um evento com iniciativa do governo do Estado, que tem como organizadores e colaboradores o MP/RS além de instituições do Poder Executivo e vai tratar especialmente do tema "zonas úmidas para o nosso futuro". Os interessados em participar devem enviar e-mail para dlf-defap@sema.rs.gov.br indicando nome, CPF, telefone de contato e e-mail e aguardar o retorno. As vagas são limitadas.
PROGRAMAÇÃO
Local: Auditório do Palácio do MP/RS - Praça Marechal Deodoro, 110, 3º andar. Obs: horário previsto para os dias 26 e 27 com início às 8h e término às 18 horas.
25/3
16 horas – 18 horas – Início do 2º colóquio
16 horas – Abertura com presença de autoridades.
16h45min – Palestra de abertura do evento: Dr. Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH, diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
26/3
Painel 1 – Conservação de biodiversidade em áreas úmidas. Mediador: Hellen José Florez Rocha – chefe do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
8h30min – Abertura do mediador
9 horas – Marco Aurélio Azevedo – biólogo, mestre e doutor em biologia animal (UFRGS), pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB).
9h30min – Giovanni Nachtigal Maurício – doutor e mestre em Zoologia pela PUCRS e pós-doutor em Zoologia pela FURG - professor adjunto na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).
10 horas – Rafael Caruso Erling – biólogo e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).
10h30min – Intervalo Coffe Break
10h45min – Gerardo Evia – diretor do Programa de Conservación de la Biodiversidad y Desarrollo Sustentable en los Humedales del Este, Uruguai (PROBIDES).
11h15min – Debates
12 horas – Intervalo para almoço
Painel 2 – Áreas úmidas: valoração dos serviços ecossistêmicos e uso sustentável. Mediador: Fernando Meirelles – mestre e doutor em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS/IPH; diretor do Departamento de Recursos Hídricos (DRH) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA).
13h30min – Abertura do mediador
14 horas – João Volkmann – engenheiro agrônomo e produtor de arroz biodinâmico; consultor em Agricultura Orgânica e Biodinâmica.
14h30min – Daniela Schossler – engenheira agrônoma, mestranda no Programa de Pós Graduação de Manejo e Conservação do Solo e da Água na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel (UFPEL).
15 horas – Annelise Monteiro Steigleder – promotora de Justiça da Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente de Porto Alegre. MP/RS.
15h30min – Intervalo Coffe Break
15h45min – Debates
18 horas – término
27/3
Painel 3 – Conceitos sobre Zonas úmidas.
Mediadora do Painel: Luiza Chomenko – bióloga, Mestrado em Ecologia pela UFRGS e Doutorado (PhD) em Biogeographie pela Universitat Der Saarland, Alemanha; pesquisadora do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).
8h30min – Abertura do mediador
9 horas – Luiza Chomenko – pesquisadora do Museu de Ciencias da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).
9h30min – Cláudia Wolff - engenheira agrônoma, analista ambiental e chefe da Divisão de Licenciamento de Culturas Agrícolas, Fepam.
10 horas – Mauricio dos Santos Pompeu – analista ambiental da Gerência de Biodiversidade Aquática e Recursos Pesqueiros da Secretaria de Biodiversidade e Florestas (SBF), do Ministério do Meio Ambiente (MMA).
10h30min – Intervalo Coffe Break
10h45min – Paulo Roberto A. Tagliani – oceanólogo, doutor em Ecologia e Recursos Naturais. Professor e pesquisador em Oceanologia na Fundação Universidade de Rio Grande (FURG).
11h15min – Debates
12 horas – Intervalo para almoço
Painel 4 – Síntese das proposições e encaminhamentos do colóquio. Mediador: Jan Karel Felix Mahler Júnior – biólogo, doutor em Ecologia, pesquisador do Museu de Ciências Naturais da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul (FZB/RS).
13h30min – Abertura do mediador
14 horas – Debates
15h30min – Intervalo Coffe Break15:45 – Debates
18 horas – Término / Encerramento
28/3
manhã
Visita por adesão à APA do Delta do Jacuí com acompanhamento do gestor e chefe da Divisão de Unidades de Conservação (DUC) da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMA), biólogo Rafael C. Erling.