Projeto RS Biodiversidade abre novas seleções de consultoria
O Projeto RS Biodiversidade, da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável está realizando dois processos de seleção de empresas de consultoria para as atividades de interpretação de imagens de satélite e geoprocessamento para mapeamento dos ecossistemas do Bioma Pampa, abrangendo toda a extensão territorial do Bioma e para a capacitação em criação, manejo e conservação abelhas nativas. O projeto é fruto de acordo de doação entre o Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e o Estado do Rio Grande do Sul.
A primeira consultoria visa a interpretação de imagens de satélite e o geoprocessamento para mapeamento dos ecossistemas do Bioma Pampa. As informações obtidas darão suporte ao Sistema de Monitoramento da Biodiversidade (RS BIOMONITORA), instrumento oficialmente instituído para avaliação do estado da conservação da biodiversidade no Estado do Rio Grande do Sul. Com este trabalho, que será desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), objetiva-se realizar um novo mapeamento de ecossistemas do Bioma Pampa, de modo a possibilitar o acompanhamento da evolução do estado de conservação desses ecossistemas e a validação de indicadores selecionados para o monitoramento periódico da biodiversidade.
A outra consultoria objetiva a realização de atividades de capacitação em criação, manejo e conservação de abelhas nativas, e será realizada junto a produtores rurais da serra do Sudeste (região do Escudo Sul rio-grandense). A meliponicultura é uma atividade ecologicamente correta e com boas perspectivas de retorno financeiro, demonstrando ser uma alternativa de geração de renda. Além disso, promove a conservação de espécies nativas e apoio à sustentabilidade dos ambientes naturais. Constitui-se, ainda, em uma atividade tradicional, associada à cultura regional, e que incentiva o desenvolvimento local. Para mais informações clique aqui.
O Projeto RS Biodiversidade busca promover o desenvolvimento regional através da conservação, manejo e estímulo às potencialidades da biodiversidade, incentivando a produção sustentável no meio rural em parceria com as comunidades locais e desenvolvendo conhecimento, informação e instrumentos para gestão ambiental. A SEMA é responsável pela coordenação do Projeto que é executado pelas Fundações de Proteção Ambiental (FEPAM), de Zoobotânica (FZB), pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Sul (EMATER) e pelo Instituto de Conservação Ambiental The Nature Conservancy do Brasil (TNC).