Sema garante mais transparência e agilidade ao implantar Ouvidoria e Intranet
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) lançou hoje (26) dois sistemas fundamentais para o aprimoramento dos serviços prestados à sociedade, garantindo mais transparência aos usuários e facilidades no trabalho diário dos servidores: a Ouvidoria e a Intranet. No primeiro caso, a Sema já vinha garantindo diálogo permanente com os gaúchos desde 2013, por meio da Lei de Acesso à Informação - LAI (http://www.centraldeinformacao.rs.gov.br). Agora, esse trabalho se soma a um setor exclusivo para o atendimento ao público.
Além da relação por meio do LAI, os cidadãos terão à disposição os telefones 3288.8188/8168 e o e-mail ouvidoria-setorial@sema.rs.gov.br para encaminhar suas solicitações. Até o fim desta semana também haverá um botão específico no site www.sema.rs.gov.br para contato direto com a Ouvidoria, que estará a cargo das servidoras Ana Cristina Fontoura Corrêa e Carla Alessandra Corrêa Felizardo. A Ouvidoria da Sema é setorial e está vinculada à Ouvidoria Geral do Estado, criada pela Lei 14.485 de 30 de janeiro de 2014.
”Além de atendermos a legislação, esse canal direto com os gaúchos e gaúchas é mais uma das tantas ações de transparência desenvolvidas por uma gestão marcada pela alta participação dos servidores, sem os quais não é possível fazer uma boa administração”, ressaltou o secretário Neio Lúcio Fraga Pereira, durante a cerimônia de lançamento dos dois sistemas.
Agilidade e integração
Também lançada nesta quarta-feira, a Intranet Sema configura-se em ferramenta fundamental para facilitar o trabalho cotidiano dos servidores, dando agilidade e confiabilidade aos trâmites internos – uma vez que cada tarefa poderá ser acompanhada por todos do quadro funcional. “Além disso, na medida em que essa ferramenta for se incorporando no cotidiano da Sema, teremos um enorme avanço nas relações com os colegas nas várias unidades localizadas no Interior”, lembrou o titular da Sema.
Sistema de Chamadas
A Intranet foi desenvolvida pelo setor de Tecnologia da Informação (TI) da Secretaria em parceria com a Companhia de Processamento de Dados do Estado do Rio Grande do Sul (Procergs). De acordo com a explicação dada pelos analistas de sistemas da Secretaria, Aquiles Salvador Pinto e Aleckssandro Tavares, e pelos representantes da Procergs, Nelson de Jesus Soares e Clovis Euzebio Schimitz, a Intranet permitirá facilidades tais como o Sistema de Chamados, organizando melhor as tarefas.
Por esse sistema, segundo Tavares, será possível acompanhar a solicitação de serviços das diversas áreas da pasta. Na primeira fase de implantação, duas áreas receberão solicitações por meio dessa ferramenta que tem por base o sistema de gerenciamento OTRS (utilizado por algumas da mais importantes organizações do mundo): o Sistema Informática e DA-Serviços.
Já o representante da Divisão de Relacionamento com Clientes – DRC da Procergs, Nelson de Jesus Soares, aproveitou a cerimônia para dar detalhes dos avanços possíveis a partir da Infovia RS, iniciativa que tem por objetivo dotar o Estado - através de infraestrutura própria - de uma rede de alta velocidade, com serviços de transmissão de voz, dados e imagem que serão utilizados para viabilizar, em parceria com o Governo Federal, projetos de inclusão digital no Estado.