Curso de gestão de UCs reúne mais de quarenta colegas
Ocorreu no fim de outubro, na Casa de Eventos Capuchinhos, em Porto Alegre, o curso de Formação para a Gestão de Unidades de Conservação, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Projeto RS Biodiversidade, executado pela Divisão de Unidades de Conservação (DUC).
O curso foi realizado envolvendo mais de 40 servidores da Sema, com aulas teórico-práticas que abordaram a estruturação da Divisão, através de definição de fluxos internos de atuação e padronização de procedimentos referentes a diversas áreas, como as medidas compensatórias, manejo de fauna, pesquisa em Unidades de Conservação e licenciamento, além de discussões referentes a temas como Educação Ambiental e Gestão Ambiental Pública.
A capacitação teve duração de 5 dias, contabilizados 40 horas de aulas técnicas, do dia 20 ao dia 24 de outubro de 2014. O evento foi aberto pelo coordenador do Projeto RS Biodiversidade, Dennis Nogarolli e pelo Chefe da Divisão e Unidade de Conservação, Rafael Erling que abordaram “a importância da capacitação do corpo de servidores das Unidades de Conservação, como forma de melhorar a atuação dos mesmos e qualidficar o trabalho de conservação da natureza”.
Na ocasião, o palestrante Andreas Kindel (Ecologia/UFRGS) destacou a importância do Projeto RS Biodiversidade promover ações que visem à valorização do corpo técnico envolvendo todas as suas bases no Estado. Bem como, ressaltou em sua palestra como são obtidos bons resultados em conservação da natureza com a criação de áreas protegidas.
Já a professora Lucia Anello (FURG), abordou diversos aspectos da gestão ambiental publica e do papel das unidades de conservação em mediar conflitos, destacando ainda, o papel da educação ambiental crítica nessas unidades de conservação. Os temas da educação ambiental e da comunicação também foram expostos pela professora Ilza Girardi (FABICO/UFRGS). Além de palestrantes convidados, o curso de Formação para a Gestão de Unidades de Conservação foi ministrado também por instrutores da Sema. Com enfoque a diversos estudos de caso, como os do parque estaduais de Itapuã, Itapeva, Reserva Biológica da Mata Paludosa e da Estação Ecológica do Taim/ICMBIo.
O curso encerrou com uma palestra sobre o uso público em unidades de conservação e com uma série de encaminhamentos a serem realizados para aprimorar as atividades da Divisão.