!!!Seu navegador tentou rodar um script com erro ou não há suporte para script cliente
Início do conteúdo
Você está aqui: Página inicial > Comunicação > Notícias > Curso de gestão de UCs reúne mais de quarenta colegas

Curso de gestão de UCs reúne mais de quarenta colegas

Mais de quarenta colegas participaram do curso de gestão de Unidades de Conservação
Capacitação teve duração de 5 dias - Foto: Arquivo

Ocorreu no fim de outubro, na Casa de Eventos Capuchinhos, em Porto Alegre, o curso de Formação para a Gestão de Unidades de Conservação, promovido pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), por meio do Projeto RS Biodiversidade, executado pela Divisão de Unidades de Conservação (DUC).

O curso foi realizado envolvendo mais de 40 servidores da Sema, com aulas teórico-práticas que abordaram a estruturação da Divisão, através de definição de fluxos internos de atuação e padronização de procedimentos referentes a diversas áreas, como as medidas compensatórias, manejo de fauna, pesquisa em Unidades de Conservação e licenciamento, além de discussões referentes a temas como Educação Ambiental e Gestão Ambiental Pública.

A capacitação teve duração de 5 dias, contabilizados 40 horas de aulas técnicas, do dia 20 ao dia 24 de outubro de 2014. O evento foi aberto pelo coordenador do Projeto RS Biodiversidade, Dennis Nogarolli e pelo Chefe da Divisão e Unidade de Conservação, Rafael Erling que abordaram “a importância da capacitação do corpo de servidores das Unidades de Conservação, como forma de melhorar a atuação dos mesmos e qualidficar o trabalho de conservação da natureza”.

Na ocasião, o palestrante Andreas Kindel (Ecologia/UFRGS) destacou a importância do Projeto RS Biodiversidade promover ações que visem à valorização do corpo técnico envolvendo todas as suas bases no Estado. Bem como, ressaltou em sua palestra como são obtidos bons resultados em conservação da natureza com a criação de áreas protegidas.

Já a professora Lucia Anello (FURG), abordou diversos aspectos da gestão ambiental publica e do papel das unidades de conservação em mediar conflitos, destacando ainda, o papel da educação ambiental crítica nessas unidades de conservação. Os temas da educação ambiental e da comunicação também foram expostos pela professora Ilza Girardi (FABICO/UFRGS). Além de palestrantes convidados, o curso de Formação para a Gestão de Unidades de Conservação foi ministrado também por instrutores da Sema. Com enfoque a diversos estudos de caso, como os do parque estaduais de Itapuã, Itapeva, Reserva Biológica da Mata Paludosa e da Estação Ecológica do Taim/ICMBIo.

O curso encerrou com uma palestra sobre o uso público em unidades de conservação e com uma série de encaminhamentos a serem realizados para aprimorar as atividades da Divisão.

Endereço da página:
Copiar
Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura